OMTCC
PROFESSORES ORIENTADORES - a EMENTA da disciplina de OMTCC, que deve constar do final do diário de classe, contém a redação seguinte: "A carga horária e a disciplina foram desenvolvidas conforme prevê a Resolução n. 9, de 29 de setembro de 2004 do C.N.E., sendo (x?x) horas presenciais e (x?x) horas de pesquisa extra-sala, totalizando 120 horas."
ACADÊMICO(A) - não se esqueça de utilizar o material de apoio disponibilizado pela Universidade na pasta de OMTCC da fotocopiadora instalada no térreo do campus, onde você encontrará maiores detalhes a respeito da disciplina e os modelos necessários para elaboração dos trabalhos, especialmente o Projeto de Pesquisa, o primeiro a ser entregue para compor a nota de V1.
Para tanto, considere os seguintes arquivos, pertinentes às fichas que você preencherá junto ao(à) seu(sua) professor(a) orientador(a), bem assim aos modelos, do projeto de pesquisa e do TCC, sendo que este Trabalho de Conclusão do Curso pode ser feito em três formatos distintos, monografia, artigo científico ou material didático, sendo sugerida a opção pelo artigo científico, que deverá contar com 15 páginas de desenvolvimento (parte textual - com um viés de 5 páginas para mais ou para menos), tendo em vista ser este o formato mais comumente aceito para fins de publicação em revistas científicas e periódicos, inclusive a
Revista de Trabalhos Acadêmicos Universo - Goiânia.
Além disso, considere ao final as orientações para obter 30 horas perante o NPJ com seu TCC:
- Caderno de Orientações 2019-2 - clique AQUI
- REGULAMENTO GERAL DE OMTCC - clique AQUI
- META (Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos) - clique AQUI
- Ata de Apresentação de TCC (ATCC) - clique AQUI
- Tabela de Defesas/Apresentações - modelo - clique AQUI (para arquivo editável - DOC)
- Termo de adesão ao trabalho voluntário (para convidados da Banca) - clique AQUI (para arquivo editável - DOC) ou clique AQUI (para arquivo em PDF)
- FAO - Ficha de acompanhamento e orientação - segunda-feira - clique AQUI
- FAO - Ficha de acompanhamento e orientação - terça-feira - clique AQUI
- FAO - Ficha de acompanhamento e orientação - quarta-feira - clique AQUI
- FAO - Ficha de acompanhamento e orientação - quinta-feira - clique AQUI
- FAO - Ficha de acompanhamento e orientação - sexta-feira M - clique AQUI
- FAO - Ficha de acompanhamento e orientação - sexta-feira N - clique AQUI
- FAP - Ficha de avaliação de projeto - clique AQUI
- FATCC (artigo) - Ficha de avaliação de TCC - clique AQUI
- Modelo de projeto de pesquisa - clique AQUI (para arquivo editável - DOC) ou AQUI (para arquivo em PDF)
- Modelo de artigo científico - clique AQUI (para arquivo editável - DOC) ou AQUI (para arquivo em PDF)
- Modelo de monografia - cliqui AQUI (para arquivo editável - DOC) ou AQUI (para arquivo em PDF)
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma M1 (Profa. Antonia) - clique AQUI
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma M2 (Profa. Antonia) - clique AQUI
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma M3 (Profa. Antonia) - clique AQUI
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma N1 (Prof. Ana Carolina) - clique AQUI
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma N2 (Profa. Cristina) - clique AQUI
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma N3 (Profa. Cristina) - clique AQUI
- Ficha de acompanhamento e orientação (FAO) - Turma N4 (Profa. Cristina) - clique AQUI
- DIRETRIZES para autores - clique AQUI
APRESENTAÇÃO (Defesa perante a banca examinadora)
Quanto às providências necessárias para a apresentação/defesa da monografia/artigo científico em banca de TCC, é pertinente que a observação a algumas dicas importantes, indicadas a seguir:
CAROS(AS) PROFESSORES(AS) ORIENTADORES(AS), a Gestão do Curso de Direito salienta que o preenchimento e a ulterior entrega das fichas de acompanhamento e orientação (FAO) é obrigatória, motivo por que foram disponibilizados, em consonância com o calendário acadêmico, modelos previamente preenchidos relativos a cada dia da semana, objetivando contemplar todas as turmas e respectivos(as) professores(as) orientadores(as), a quem compete, dentro de sua atividade docente e da autonomia correspondente, não apenas o preenchimento de cada uma delas, mas também as eventuais adequações das atividades previstas, segundo a organização didático-pedagógica de cada professor(a), desde que respeitado o calendário acadêmico.
De igual modo estão acima disponibilizados os demais documentos igualmente obrigatórios para a disciplina, como as fichas de avaliação (de projeto de pesquisa e de TCC), a ata de Apresentação de TCC (ATCC), o termo de trabalho voluntário, além das orientações de preenchimento do currículo na plataforma lattes.
De igual modo estão acima disponibilizados os demais documentos igualmente obrigatórios para a disciplina, como as fichas de avaliação (de projeto de pesquisa e de TCC), a ata de Apresentação de TCC (ATCC), o termo de trabalho voluntário, além das orientações de preenchimento do currículo na plataforma lattes.
Tenham também em mente que os trabalhos todos devem seguir as regras decorrentes do META (Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos), disponível no link a seguir: http://www.universo.edu.br/portal/goiania/files/2010/11/321.pdf
- CURRÍCULO LATTES do(a) acadêmico(a) - você deverá fazer seu cadastro e inserir os dados obrigatórios. Para tanto, digite o endereço do site oficial do CNPQ (http://lattes.cnpq.br/). Ali clique na opção "cadastrar", logo abaixo de "Currículo Lattes" e insira todos os dados pessoais solicitados, especialmente aqueles relativos ao curso de Graduação em Direito, devendo preencher os campos: "Instituição", com "Universidade Salgado de Oliveira (RJ)"; "Curso", com "Direito"; "Status do curso", com "em andamento"; "Período", com o ano de início; "Bolsa", com os dados da bolsa estudantil ou financiamento, se for beneficiário(a); "Detalhamento", com o "título completo da monografia e os nomes completos de seus colegas de trabalho e de seu(sua) orientador(a)". Depois de terminar o cadastro e enviar os dados, acesse novamente a página, agora clicando na opção "atualizar", para inserir os dados da sua monografia. Carregada a página, clique em "Produção técnica" e "Outra produção técnica". Carregada a página para os dados, você irá preencher colocando NATUREZA (Trabalho de Conclusão de Curso); TÍTULO; ANO; PAÍS (Brasil); IDIOMA (Português); MEIO DE DIVULGAÇÃO (impresso); É UM DOS 5 TRABALHOS MAIS RELEVANTES? (sim); FINALIDADE (Cumprimento do requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito); INSTITUIÇÃO PROMOTORA (Universidade Salgado de Oliveira); LOCAL (Campus Goiânia); CIDADE (Goiânia); AUTORES (clique em "incluir novo item" e clique no seu nome e insira os nomes de seus colegas de grupo de trabalho de pesquisa em TCC); PALAVRAS-CHAVE (insira as mesmas que constam do resumo de seu TCC); ÁREAS (clique dentro de "ciências sociais aplicadas" e depois "direito", escolhendo as sub-áreas, se for o caso); SETORES (clique em "educação" e outros, se for o caso); OUTRAS INFORMAÇÕES (aqui você pode colocar seu orientador ou até o resumo, se não estiver muito grande). Agora, clique em "salvar" e depois enviar e pronto! Basta aguardar 24 horas para imprimir!
- BANCA responsável pela avaliação da ATCC - por exigência regimental, somente professores com titulação mínima de especialista podem compor a Banca para Apresentação do TCC.
NPJ - 30 HORAS (pelo TCC)
Consta do regulamento do NPJ, dentre outras atividades, o aproveitamento de relatório do TCC feito pelo(a) discente na disciplina de OMTCC, com valor de 30 horas.
A fim de conceder as horas aos(às) acadêmicos(as) interessados(as), a Gestão do Curso de Direito e a Gestão do NPJ firmaram condutas para melhor registrar as tais horas, sendo elas:
- o(a) discente fará um resumo do seu trabalho (TCC) que deverá ser de no mínimo uma lauda e no máximo duas, fonte Arial 12, espaço 1,5, contendo a mesma capa utilizada em seu trabalho de OMTCC;
- juntar documento que comprove a sua aprovação na disciplina de OMTCC (impressão do espelho das notas) obtido no site da UNIVERSO, no espaço do aluno;
- deverá entregar o resumo e comprovante da nota de aprovação em OMTCC na secretaria do NPJ, mediante protocolo e recibo;
- o(a) discente deverá retornar em sete dias na secretaria do NPJ para retirar o relatório devidamente confirmado pela gestão do curso, mediante protocolo, que deverá, posteriormente, compor a ficha de entrega de horas extracurriculares, juntamente com as demais atividades do discente; OBS: qualquer um dos gestores fará a confirmação do relatório do aluno mediante assinatura e carimbo, com apoio das secretárias que farão a confirmação de informações mínimas, como aprovação na disciplina.
- o prazo para entrega dos pedidos de validação do relatório na secretaria do NPJ, encerrar-se-á sete dias antes da data final de entrega das horas extracurriculares.
PESQUISA
Sua Universidade oferece diversas linhas de pesquisa a cargo de vários Professores com os quais você já teve a oportunidade de estudar. Conheça aquelas em andamento e as que serão agora iniciadas. Verifique sua disponibilidade, apure seu interesse, planeje seus horários e invista em seu currículo. Aliás, comece justamente cadastrando-se perante o CNPQ na Plataforma Lattes: www.cnpq.br
Aproveite também o apoio dos alunos monitores, todos envolvidos direta ou indiretamente com a pesquisa.
Envolva-se m pesquisa também a partir das aulas de preleção, principalmente a partir das atividades de VT, cujo teor, em muitos casos, pode sem dificuldade evoluir para um conteúdo passível de publicação.
Bom trabalho a todos.
EXTENSÃO
Estão sempre as inscrições para diversos cursos de extensão que se realizarão ao longo desse semestre, como você pode conferir no Balcão de Informações da UNIVERSO ou no Departamento de Extensão (fone: 3238-3047). Na medida em que os respectivos professores responsáveis informarem a respeito, farei aqui a indicação de seus caracteres.
Estão sempre as inscrições para diversos cursos de extensão que se realizarão ao longo desse semestre, como você pode conferir no Balcão de Informações da UNIVERSO ou no Departamento de Extensão (fone: 3238-3047). Na medida em que os respectivos professores responsáveis informarem a respeito, farei aqui a indicação de seus caracteres.
BONS ESTUDOS!!!
Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva.