Nos casos de alienação fiduciária em que haja extinção de ação de busca e apreensão sem julgamento do mérito e o credor tenha procedido à alienação do bem antes de encerrado o processo, é cabível em favor do devedor fiduciante a multa prevista no artigo 3º, parágrafo 6º, do Decreto-Lei 911/69.
Apresentação de conteúdos de interesse dos acadêmicos, monitores, professores, pesquisadores e gestores do Curso de Direito.
Páginas
- Início
- TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
- MONITORIA
- MATERIAIS DIDÁTICOS
- XVI Semex e X Jornada Científica
- PESQUISA CIENTÍFICA - Portal de Periódicos CAPES (orientações)
- MARATONA - ENADE 2019-1
- PROFESSORES (nomes e currículo 'lattes')
- CORONAVÍRUS (SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS): materiais e tarefas para as atividades on line
- DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
- ENADE
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
CONTRATOS EMPRESARIAIS: alienação fiduciária não impede bloqueio de circulação de veículo submetido a busca e apreensão
Com base nas disposições sobre busca e apreensão estabelecidas pelo Decreto-Lei 911/69, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou válido o lançamento de restrição de circulação de veículo com alienação fiduciária no sistema deRestrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud).
terça-feira, 13 de novembro de 2018
XVI SEMANA DE EXTENSÃO E X JORNADA CIENTÍFICA - CERTIFICADOS
Atenção acadêmicos!!!
Estão disponíveis no Even3 os certificados de presença para os "OUVINTES sem atribuição de horas", tendo sido tais certificados igualmente remetidos para os email's daqueles que obtiveram o quantitativo de presenças exigido no edital.
Os certificados dos "OUVINTES com atribuição de horas" já foram emitidos e estarão disponíveis no sistema (Espaço do Aluno) em até 48 horas (prazo de processamento do sistema), o mesmo podendo ser dito quanto aos certificados dos "PESQUISADORES".
Lembrem-se de imprimirem ou baixarem o arquivo do certificado para apresentação aos professores, objetivando o lançamento das presenças da semana passada.
Qualquer eventualidade deve ser tratada diretamente com a Comissão Científica e/ou Gestão do Curso.
Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva
DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Corte Especial afasta contagem de prazo iniciada da intimação de advogada não habilitada que fez carga rápida dos autos
Em julgamento de embargos de divergência, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou a intempestividade de apelação declarada pela Quarta Turma em processo no qual o prazo do recurso foi contado a partir de carga rápida realizada por advogada que não estava habilitada nos autos para receber intimações. A carga rápida é utilizada pelos advogados para retirada temporária do processo do cartório com o objetivo de, por exemplo, obter cópia dos autos.
DIREITO REGULATÓRIO DE SAÚDE SUPLEMENTAR: repetitivo desobriga planos de fornecer medicamento não registrado pela Anvisa
Em julgamento de dois recursos especiais sob o rito dos recursos repetitivos, relatados pelo ministro Moura Ribeiro, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que as operadoras de plano de saúde não são obrigadas a fornecer medicamentos não registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
DIREITO IMOBILIÁRIO: prévio contrato de compra sem registro não impede arrematante de ficar com o imóvel
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que arrematantes de imóvel em hasta pública têm direito à propriedade, mesmo com a existência de prévio contrato de compra e venda do bem entre outras pessoas, porém não registrado em cartório imobiliário. Ao modificar o entendimento de segundo grau, a turma reconheceu que, até o seu regular registro no órgão competente, o ajuste particular gera obrigação apenas entre as partes envolvidas.
DIREITO DO CONSUMIDOR: Juiz manda empresa indenizar consumidor que "perdeu tempo útil de vida"
O titular do Juizado Especial Cível da comarca de Fazenda Nova, juiz Eduardo Perez Oliveira, condenou a prestadora de serviços Zurich Minas Brasil Seguros a pagar R$ 4 mil, a título de danos morais, a Júnior Cezar Silvério da Silva. A empresa não cumpriu o contrato de devolução da taxa de R$ 347 após o veículo do homem ter passado em vistoria.
CONTRATOS EMPRESARIAIS: Terceira Turma mantém vedação à cobrança de prestações de leasing após furto ou roubo do bem garantido por seguro
Nos casos de furto ou roubo do bem objeto de arrendamento mercantil (leasing) garantido por contrato de seguro, a instituição financeira não pode cobrar as parcelas vincendas do contrato, já que nessa hipótese a arrendadora não cumpre mais com a obrigação de colocar o bem à disposição do arrendatário.
Com esse entendimento, a
terça-feira, 6 de novembro de 2018
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA XVI SEMANA DE EXTENSÃO E X JORNADA CIENTÍFICA
Atenção acadêmicos.
Vejam com atenção a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento. Clique AQUI.
Para acesso ao RESUMO DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA, clique AQUI.
Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva
Vejam com atenção a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento. Clique AQUI.
Para acesso ao RESUMO DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA, clique AQUI.
Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva
quinta-feira, 1 de novembro de 2018
PROGRAMAÇÃO PARCIAL DA XVI SEMANA DE EXTENSÃO E X JORNADA CIENTÍFICA
Atenção acadêmicos para a programação parcial do evento, relativa aos dias 5 e 6 de novembro.
Confiram detalhes clicando AQUI.
Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva
CONSUMIDOR EQUIPARADO: a proteção estendida do CDC
Pessoas que se machucam ao escorregar em piso molhado sem sinalização, outras que têm a vida irremediavelmente comprometida por uma bala perdida em tiroteio iniciado pelos seguranças de uma loja. Casos assim – menos ou mais cotidianos, menos ou mais dramáticos – fazem parte da rotina do Judiciário e têm em comum o fato de que a vítima, embora não haja comprado produtos ou serviços da empresa, foi, de algum modo, afetada por um evento danoso que a colocou na condição de consumidor por equiparação.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL: interesse do menor não justifica redução de ofício de honorários de advogados contratados por inventariante
A tutela do melhor interesse do menor não justifica um ato de ofício do juiz para modificar honorários por êxito em ação de inventário, estabelecidos em livre pactuação entre os advogados e a inventariante.
DIREITO PROCESSUAL PENAL: menção de acórdão à necessidade de trânsito não impede execução provisória da pena
Em processo de relatoria do ministro Jorge Mussi, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a pedido do Ministério Público Federal (MPF) para cassar decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) que impedia o início da execução da pena imposta a dois réus condenados em segunda instância por crimes contra o sistema financeiro nacional.
Assinar:
Postagens (Atom)
DIREITO SOCIETÁRIO/CONCURSAL/PROCESSUAL CIVIL: é possível penhora de cotas sociais de empresa em recuperação para garantir dívida pessoal do sócio
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao recurso especial de dois sócios que tentavam anular a penhora ...
-
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao recurso especial de dois sócios que tentavam anular a penhora ...
-
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que pode ser impugnado por agravo de instrumento o ato judicial que, na ...
-
Os professores Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva e Esp. Helcio Castro e Silva participaram do 5. Congresso TMA Brasil de Reestrutur...