quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A VS ESTÁ CHEGANDO. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

Prezados(as) acadêmicos(as), semana que vem, 17 de dezembro de 2012, terá início a aplicação das Verificações Suplementares, a nossa famosa 'VS'.

Uma atenção especial deve nortear os estudos daqueles que ficaram de VS, porque não conseguiram obter a média mínima de aprovação direta, 7,0, ficando abaixo desse patamar até o menor valor admissível para esse fim, 4,0.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que pelo atual sistema de composição da nota não basta obter média final 5,0 entre a nota a VS e a MS (média semestreal) para aprovação. Em verdade, tudo depende de qual foi sua média semestral.

Assim, para aqueles que alcançaram com as médias de V1 (x2), VT e V2 (x2) o valor de 5,0 até 6,9, será necessário obter nota igual ou superior a 5,0.

Já os que ficaram com MS abaixo de 5,0 deverão obter nota de VS que lhes permita alcançar a média 5,0. Para exemplificar, se você ficou com 4,5 de MS, deve tirar na VS pelo menos 5,5, pois assim alcançará média 5,0, o mínimo para aprovação, nesse caso. Havendo obtido 4,2 de MS, tem que tirar pelo menos 5,8 na VS, pelos mesmos motivos acima. Essa regra, como já explicado, somente não se aplica a quem tirou mais que 5,0, pois deverá tirar pelo menos 5,0. Com efeito, se sua média semestral foi 6,5, deve tirar 5,0 na VS.

Em relação aos conteúdos, deve ser concedida atenção especial ao enfoque adotado por cada professor em sala de aula, pois por mais que se aborde todo o conteúdo integrante da ementa da disciplina, é prática corrente que durante as aulas nós (professores) concedamos maior ênfase nas explicações dos temas mais importantes, mais polêmicos, mais atuais, mais cobrados em concursos públicos, Exame de Ordem, ENADE, etc.. E seu caderno geralmente é uma importante ferramenta de resgate dessas informações, com fito de direcionar seus estudos.

Além disso, quando for fazer a prova, tenha o cuidado de chegar mais cedo, prevenindo-se contra eventual contratempo, como um acidente de trânsito, pneu furado, perda/atraso do ônibus, etc., pois sabemos que não há previsão regimental para segunda chamada (2. CH) de VS.

Depois de chegar na sala de sua turma e acomodar-se confortavelmente, confira o material que irá utilizar (lápis, caneta, óculos, etc.) e, se for o caso, vá ao banheiro, pois não há intervalos na aplicação da prova.

Ao iniciar a avaliação, mantenha a calma, especialmente na leitura, que deve ser feita com a análise individual das questões, preferencialmente identificando em cada uma delas exatamente o que se pede, para só após a correta interpretação do enunciado dar início à elaboração das respostas.

Mas para tudo isso funcionar, você tem que se preparar também antes, estudando sua disciplina.
Então, MÃOS À OBRA!!!
E BOA SORTE A TODOS!!!

Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO SOCIETÁRIO/CONCURSAL/PROCESSUAL CIVIL: é possível penhora de cotas sociais de empresa em recuperação para garantir dívida pessoal do sócio

  A  Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao recurso especial de dois sócios que tentavam anular a penhora ...