sábado, 25 de agosto de 2012

COLECIONISMO É CULTURA

Você já pensou em desenvolver um hobby?
Pode ser um passatempo, uma atividade de entretenimento livre para fins puramente lúdicos, algo destinado a produzir prazer durante sua execução, enfim, propiciar diversão ao praticante Há atividades que podem ser exercidas individualmente, outras, coletivamente. Abaixo, veja a apresentação da Casa da Moeda para a atividade de colecionar moedas, algo que, particularmente, muito me apetece, pois possuio moedas que em minha família estão há três gerações. Até por isso fiz meu cadastro na Casa da Moeda (você também pode fazê-lo), a fim de ser avisado quando do lançamento de moedas comemorativas.
Confira, ainda que por curiosidade, pois vale a pena. Divirta-se e lei a apresentação abaixo:

Criado em 1977, o Clube da Medalha da Casa da Moeda é um órgão cultural que reúne pessoas com um interesse em comum: a paixão por medalhas. O principal objetivo do Clube é difundir informações sobre a numismática no Brasil por meio de exposições e lançamentos públicos de medalhas comemorativas a fatos históricos, culturais, religiosos e esportivos relevantes para o país.
Uma comissão medalhística, definida por regulamento, é responsável por selecionar anualmente os temas que devem compor as peças a serem lançadas no ano seguinte. As medalhas são fabricadas de acordo com o alto padrão de qualidade da CMB. São consideradas peças únicas, pois além de serem cunhadas uma a uma, recebem acabamento manual específico como pátina (efeito de envelhecimento) ou contraste (mescla de polido e fosco).
O Clube da Medalha assegura aos seus sócios valiosas peças em ouro, prata e bronze que constituem um rico patrimônio, não só pela qualidade do metal, mas igualmente por seu conteúdo artístico. A opção pelos metais nobres deve-se à excelência do material e ao valor intrínseco. É também uma tradição medalhística a cunhagem em metais resistentes à ação do tempo.
As medalhas produzidas são acompanhadas de edital, que descreve as suas características, e certificado de autenticidade. Para garantir a exclusividade, a Casa da Moeda descaracteriza os cunhos, garantindo, dessa forma, a produção limitada.
A tradição de cunhar medalhas é uma forma de eternizar acontecimentos e personalidades. Elas simbolizam a necessidade dos povos de comemorar, premiar e homenagear os seus valores dentro da evolução histórica do mundo.

Fonte: Portal da Casa da Moeda do Brasil.
Disponível em: http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/cidadania/cultural/clube-da-medalha.jsp.

Prof. Me. Giulliano Rodrigo Gonçalves e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITO SOCIETÁRIO/CONCURSAL/PROCESSUAL CIVIL: é possível penhora de cotas sociais de empresa em recuperação para garantir dívida pessoal do sócio

  A  Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao recurso especial de dois sócios que tentavam anular a penhora ...